Projetos sociais desenvolvidos na EE João Xavier da Costa – situada no B. Engenho da Serra - têm possibilitado novos horizontes para os alunos que ali estudam. Em recente entrevista, a direção do educandário destacou estas ações e inteligentes parcerias firmadas que preenchem, com atividades criativas, o horário extraclasse – aquele em que os alunos estão fora da sala de aula.
Mais tempo na escola
A parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), foi estendida na EE João Xavier da Costa. A diretora da escola, Vanda Lúcia Carneiro, ressalta que este ano foi disponibilizado o trabalho de profissionais que atuam em diferentes oficinas de arte, como capoeira, percussão, violão, desenho, hip-hop e balé. “Estas oficinas vêm trazer ao público da nossa escola, que são crianças e adolescentes, um novo sonho de vida. Somente através do esporte e da cultura é que podemos transformar vidas. Esta é uma oportunidade imperdível”, avaliou.
Neste contexto, a diretora destacou também o Projeto MAIS EDUCAÇÃO, realizado em parceria com o MEC (Ministério de Educação) e Secretaria de Estado da Educação.
“É um projeto que tem o propósito de ampliar o atendimento aos alunos, criando outras oficinas, outros projetos, enfim, novas perspectivas. Outro Projeto desenvolvido no educandário é o “Escola Viva, Comunidade Ativa”, que também é da Secretaria de Estado da Educação, trazendo a comunidade para dentro da escola, em outro turno. Entendemos que estes projetos concedem às famílias que residem no bairro uma nova perspectiva de segurança, de atividades prazerosas, conhecimento e de preenchimento do tempo para seus filhos que aqui estudam. Além disto, juntamente com o ProJovem, a EE João Xavier da Costa abre espaço em um segundo turno para que os alunos venham e participem destas oficinas”, relatou a Diretora Vanda Lúcia.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com