O Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes Correa, sancionou a Lei Municipal nº 1.398, aprovada pela Câmara, que dá nome à escola que está sendo construída no bairro Morada Nova: “Escola Municipal Padre Geraldo Silva Araújo”. A obra já estpa na fase de acabamento e esta será a maior escola municipal de Manhumirim. A expectativa é que o Ministério da Educação-MEC, aprove o seu funcionamento já para 2008.
Com capacidade para cerca de 400 alunos por turno, a Prefeitura pretende que esta seja a primeira escola da região a adotar o “ensino de tempo integral”, ou seja, que mantenha o aluno na sala de aula durante 8 horas por dia. Segundo a secretaria municipal de Educação, os projetos estão sendo encaminhados para o MEC, e uma vez aprovados, a escola oferecerá aulas em um turno e oficinas recreativas e educativas no outro.
Homenagem merecida
O nome para a nova escola foi sugerido à Câmara pelo Prefeito, Ronaldo Lopes, que conviveu durante anos com homenageado, Padre Geraldo Silva Araújo, e que pôde conhecer a sua história de dedicação à vida religiosa e às causas sociais, especialmente ligadas aos jovens.
Nascido no dia 11 de dezembro de 1912, em São Miguel do Anta / Viçosa-MG, Padre Geraldo teve uma vida sacerdotal intensa, falecendo em Manhumirim, em 27 de dezembro de 2003. Durante 60 anos, ele deixou sua marca por onde passou pregando o Evangelho. Com formação também em Ciências Naturais e Química, sempre trabalhou para os mais pobres, fundando comunidades religiosas, organizando movimentos estudantis e grupos de reflexão pelos municípios onde morou.
Em Mato Grosso, fundou várias igrejas e escolas, tendo recebido por isso várias homenagens. Nos últimos anos de sua vida, residiu em Manhumirim, onde foi Superior da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora. Mesmo na sua velhice já adiantada, Padre Geraldo não deixou de trabalhar, sempre preocupado com o amparo às comunidades.
“O amigo Padre Geraldo Silva era um religioso extremamente voltado para as coisas de Deus e dos Homens. Dar o seu nome a uma escola construída em nossa Administração foi uma forma que encontramos de homenageá-lo pela vida exemplar, uma vez que de agora em diante, sua história será conhecida e lembrada para sempre”, diz o Prefeito Ronaldo Lopes.
Leila Furtado da Rosa - Assessora de Comunicação - Prefeitura de Manhumirim
08/11/07 - portalcaparao@gmail.com - 18:09