Vereadores, estudantes e professores, policiais militares e representantes de diversos segmentos da sociedade manhuaçuense assistiram nesta manhã de quinta-feira 8, palestra sobre “Gestão compartilhada de políticas públicas como mecanismos de mudanças no campo de defesa social”.
A palestra foi proferida pelo Comandante da 72ª Companhia PM, Capitão Wanderson Santiago Barbosa, na Câmara Municipal. O trabalho é fruto de um estudo feito no ano passado pelo Capitão durante o Curso de Especialização em Segurança Pública.
“A apresentação desse trabalho é para mostrar para a sociedade a importância que ela tem na discussão e busca de soluções conjuntas para os problemas relacionados a segurança pública”, afirma o Capitão.
Ele explicou que geralmente as pessoas não entendem a gestão compartilhada de políticas públicas e neste contexto de defesa social torna-se necessário mantê-las informadas para que percebam a necessidade do envolvimento de toda a população e não somente da Prefeitura, da Polícia Militar e outros poderes.
Santiago informou que o aumento do número de policiais na rua em Manhuaçu diminuiu consideravelmente o índice de furtos e roubos na cidade, mas que apenas isso não é suficiente.
“Não adianta apenas trabalharmos com o policiamento é necessário também a participação das pessoas adotando medidas de auto-proteção”, disse. “Política pública se faz com a união de todos, não só de autoridades”, concluiu.
Laurito Reis - 09/11/07 - 18:21 - portalcaparao@gmail.com