O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou em Belo Horizonte-MG, o II Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito: o jovem e o trânsito. O evento foi prestigiado por vários representantes do 11º Batalhão de Polícia Militar com o objetivo de aproveitar as experiências e informações na política de trânsito dos 60 municípios da área de Manhuaçu, principalmente as cidades maiores.
Além de diversos especialistas o evento contou com a participação do Ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e de representantes do Conselho Nacional da Juventude, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Secretaria Nacional Antidrogas.
Durante o seminário foram debatidos diversos assuntos sobre o comportamento do jovem no trânsito, ações que podem ser desenvolvidas para a redução do número de acidentes e para a promoção de mais segurança nas vias brasileiras.
De acordo com dados do Denatran, os jovens de 18 a 29 anos representam mais de 40% dos feridos em acidentes de trânsito e cerca de 30% dos mortos. Diante destes números se destaca a importância da realização de iniciativas educacionais voltadas ao público jovem.
Para se realizar ações dirigidas aos jovens, é necessário saber o que pensam, quais as suas expectativas e necessidades. Por isso, o objetivo do seminário foi trazer à tona questões que possam subsidiar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que atuam na área de educação no trânsito. Assim, será possível elaborar e executar projetos bem fundamentados, que atendam, efetivamente, este público-alvo.
Representando o 11º Batalhão de Polícia Militar, participaram o Major Alexander Ferreira de Magalhães - Comandante da 74ª Companhia Especial da PM - Caratinga; 1º Tenente Jésus Cássio de Abreu Júnior - Chefe de Curso na 195ª Cia Ensino e Treinamento; Cabo Cleber Ferreira, que atua no trânsito em Caratinga; e Cabo Edigar de Carvalho - Comandante do Grupo de Trânsito de Manhuaçu. Idelson Pena - 09/11/07 - 18:44 - portalcaparao@gmail.com