A viagem da supercarreta, iniciada em Maio no Espírito Santo, deve ganhar as rodovias mineiras a partir desta quinta-feira. O transporte segue de Pequiá (ES) até o trevo do distrito de Realeza (Manhuaçu) pela BR-262 e depois segue pela BR-116 até Governador Valadares para tomar o destino final, pela BR-381, até a Ipatinga, no Vale do Aço.
O percurso de menos de quinhentos quilômetros tinha uma previsão de ser percorrido em aproximadamente 25 dias, mas sucessivos problemas mecânicos fizeram com que este prazo fosse desconsiderado. A supercarreta iniciou a viagem no dia 17 de maio e havia a previsão de que alcançasse a divisa do estado de Minas Gerais no dia 26. Ela deverá chegar à divisa nesta quinta-feira, 05 de julho. A previsão é conseguir ir até Martins Soares.
De acordo com Souza, encarregado pelo transporte da laminadora, que esteve em Realeza nesta terça-feira, 03, a supercarreta deverá sair de Martins Soares na manhã de sexta-feira e deverá levar todo o dia para chegar a Manhuaçu e cruzar o perímetro urbano da cidade. A previsão, ainda de acordo com o encarregado, é que a composição faça a pernoite em um espaço em frente à Fertilizantes Heringer, já na saída para Realeza.
Para o encarregado os trechos no perímetro urbano de Manhuaçu e a travessia do trevo de Realeza merecerão maior atenção. Ela deverá levar aproximadamente três horas para atravessar a cidade, com previsão de causar grandes transtornos ao já caótico trânsito de Manhuaçu.
Ao contrário de outras cargas especiais que passaram recentemente pelas rodovias da região, em que foi necessária até mesmo a retirada dos semáforos, a passagem da supercarreta não precisará destas alterações. Sua dimensão exagerada é apenas em comprimento e não em altura.
O percurso entre Manhuaçu e Vilanova deverá durar todo o dia de sábado ou domingo. A supercarreta irá pernoitar próxima a um posto de combustível no Distrito de Vilanova.
DIMENSÕES
Souza informou que a supercarreta tinha um comprimento inicial de 111 metros, que já lhe assegurava o título de maior carreta a transitar pelas rodovias brasileiras. Porém, ainda em seu trajeto inicial foi necessário acrescentar outros dois caminhões especiais, que aumentaram o comprimento da composição em aproximadamente 18 metros, totalizando então quase 130 metros.
Somente a peça que está sendo transportada e que veio de navio do Japão pesa em torno de 300 toneladas, que somadas ao peso de toda a composição, totaliza 670 toneladas. O reboque possui 320 rodas e, com as 10 rodas de cada um dos cavalos mecânicos, totaliza 360 rodas.
SEGUNDA VIAGEM
Souza informou que esta é apenas a primeira viagem da supercarreta. De acordo com o encarregado, são duas laminadoras adquiridas pela Usiminas. Ele disse que assim que a peça for descarregada em Ipatinga, a composição retorna para Vitória para transportar a outra laminadora.
Com informações de Everardo Coelho Sette - Fotos Rádio FMZ