O município de Manhuaçu tem agora mais um novo representante do comércio de bens e serviços. No dia 29 de junho, a Fecomércio Minas entregou a carta sindical que oficializa o registro do Sindicato do Comércio Varejista de Manhuaçu perante o Ministério do Trabalho e Emprego.
Mais do que oficializar o registro da entidade, a carta sindical entregue ao sindicato conveniado à Fecomércio Minas significa mais força e representatividade para o comércio de Manhuaçu.
Em solenidade festiva para inaugurar o sindicato, a entrega da certidão foi realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga, ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Manhuaçu, Henrique César de Oliveira.
Sem conter a satisfação de, após 2 anos e 5 meses aguardando a carta sindical, Henrique César de Oliveira disse que este é o passo definitivo para o sindicato ser o órgão oficial do comércio varejista de Manhuaçu. “Se a nossa cidade experimenta, hoje, o progresso é devido aos empresários, que não medem esforços e investem para fazer o município prosperar”, destacou.
Segundo o presidente do sindicato, Henrique, havia uma necessidade em Manhuaçu quanto aos serviços que devem ser prestados pela entidade. “Antes, a ACIAM e a CDL, que são clubes de serviço, cuidavam dos assuntos que diziam respeito ao sindicato. Vamos unir forças com demais instituições para fortalecer o nosso comércio”, argumentou Henrique.
Durante discurso, o presidente alegou que não há investimentos ou incentivos ao comércio de Manhuaçu, por parte do poder público, há mais de 20 anos. “Mas nós vamos buscar parcerias para desenvolver os nossos projetos. Primeiramente, vamos revitalizar as calçadas de todo o comércio da cidade, com acessibilidade aos deficientes físicos. Além disso, planejamos instalar quiosques de informação nas entradas de Manhuaçu e mudar a decoração de Natal deste ano”, concluiu.
O presidente do Sistema, Lázaro Gonzaga, enfatizou que os empresários passam a ter uma sólida representação econômica. “Aqui já existe um sindicato laboral, agora nasce o sindicato econômico, cujas principais atividades serão relacionadas ao capital e trabalho, entre elas discutir as relações trabalhistas e as condições de trabalho. É de suma importância enfatizar que os acertos firmados entre as duas categorias têm força de lei, portanto devem ser muito bem pensados”, enalteceu o presidente colocando todo o Sistema à disposição do sindicato.
A noite festiva começou com a apresentação do sindicato pelo assessor jurídico Dr. Luiz Gonzaga Amorim. Ele ainda entregou um exemplar do livro “Afinal, o que é ser manhuaçuense?”, da Academia Manhuaçuense de Letras, ao presidente do Sistema Fecomércio.
As diretoras do SESC, Fecomércio e Senac apresentaram os serviços da entidade e falaram da parceria com o Sindicomércio Manhuaçu.
A noite ainda teve um show com abanda Comodors e jantar oferecido aos empresários para celebrar o novo sindicato.
DIRETORIA
A diretoria é formada, além do presidente Henrique César, pelos seguintes empresários: Roosevelt do Carmo Póvoa (secretário), Fernando Bussolar (tesoureiro), diretores Paulo César Nogueira Gomes, Helon Demetrius Heringer da Costa e Luiz Sérgio Klen. O conselho fiscal é formado por Gustavo Pimentel Alves Costa, Odiney Ambrósio da Fonseca, José Paulo Campos Pinho, Alberto Freitas Carvalho, José Pedro Vieira e Elizabeth Dornelas Morais. O assessor jurídico é Luiz Gonzaga Amorim.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com