A Câmara de Manhuaçu aprovou projeto de lei 57/2012 que beneficia os surdos de Manhuaçu. A proposta reconhece oficialmente a linguagem gestual codificada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), e outros recursos de expressão a ela associadas, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente. Além disso, foi aprovado o dia 26 de Setembro como Dia Municipal dos Surdos, acompanhando o que já é comemorado em âmbito nacional.
A lei municipal trata de um direito já aprovado no Brasil inteiro. O documento garante a acessibilidade dos surdos em todos os lugares públicos juntamente com a educação bilíngue.
Para o professor de Libras, Fernando Portes, “essa é uma maneira de levantar a bandeira da surdez e demonstrar que as pessoas surdas devem ter os seus direitos garantidos, através de educação mais humana e igualitária”.
O vereador Fernando Lacerda justificou a aprovação por unanimidade do projeto. “Fico feliz em perceber a sensibilidade da Câmara ao aprovar este documento que assegura direitos à pessoas como nós. Eles são cidadãos e merecem ser tratados de forma igualitária. Todas as leis que aprovamos são benéficas a estes indivíduos também”.
O professor é um dos coordenadores de projeto voltado aos surdos, que é desenvolvido na Faculdade do Futuro, em Manhuaçu. O curso em Libras acontece aos sábados e visa qualificar e capacitar profissionais de diversas áreas. O curso tem duração de sete meses.
portalcaparao@gmail.com