Portal Caparaó - Lajinha sedia reunião decisiva do CBH Águas do Manhuaçu
Agronégocios

Lajinha sedia reunião decisiva do CBH Águas do Manhuaçu

11/11/2007 - Atualizado em 13/11/2007 17h03

 

O Prefeito de Ipanema Jairo Coelho foi aclamado como o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu durante reunião nesta sexta-feira, em Lajinha. A penúltima etapa do processo eleitoral definiu o prazo para que as entidades e o setor governamental apresentem os nomes dos 18 membros da diretoria.  

O processo de escolha da nova diretoria da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu para o biênio 2008/2009 é aberto, mas a insatisfação do grupo e o desejo de mudança levam o nome do prefeito de Ipanema como sucesso natural ao cargo de presidente. Jairo Coelho participou ativamente de todo o processo de formação do comitê, conhece como poucos as questões da bacia e tem o poder de articulação necessário para o momento.

De acordo com as regras do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), são nove vagas para titulares e nove para suplentes. Os nomes deverão ser encaminhados em no máximo trinta dias. Podem participar órgãos do poder público estadual e municipal das cidades da bacia, organizações de usuários das águas da bacia e entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos com sede ou representação na área do rio Manhuaçu.

O comitê é formado pelas cidades de Aimorés, Alvarenga, Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, Taparuba, Chalé, Durandé, Lajinha, Martins Soares, Mutum, São José do Mantimento, Alto Jequitibá, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia. Representantes de metade desses municípios estavam presentes, além de dezenas de pessoas dos demais órgãos que compõem o comitê.

REVITALIZAÇÃO DO CBH

A representante do IGAM, Valdete de Souza, disse que o objetivo primordial do encontro foi a revitalização e mobilização do comitê e da sociedade envolvida na bacia hidrográfica do rio Manhuaçu. “Sabemos que passamos por um período de ociosidade, mas consciente da importância do órgão quanto a preservação do meio ambiente e de seus idéias aqui apresentados em documentários e nos discursos. Certamente a nova diretoria vai corresponder aos anseios de todos os municípios”, afirmou.

Após a definição dos nomes, o documento segue para aprovação do Governador Aécio Neves. Após a publicação é que se dá posse ao comitê e se elege a nova diretoria entre os membros. Ela calcula que o processo pode ser finalizado ainda neste ano.

Para o prefeito de Ipanema Dr. Jairo de Souza Coelho, a reunião em Lajinha foi um momento histórico. “Agora é somente apresentar os nomes a aguardar a decisão do governador em oficializar o grupo que será eleito para nova diretoria” destacou.

ACLAMAÇÃO

Todos os representantes dos órgãos públicos aclamaram o nome de Dr. Jairo Coelho para novo presidente do CBH. Ele admitiu que tem os melhores planos para a bacia e disse que a vontade é de fazer um trabalho sério em todas as cidades, mas preferiu não contar vitória antes da reunião de Mutum, em dezembro.

O Prefeito de Durandé, Helio Paiva, resumiu a preocupação de todos diante do quadro atual dos problemas climáticos mundiais. Para ele, somente elegendo um grupo comprometido e com vocação para o órgão de tamanha grandeza, como Dr. Jairo Coelho, haverá uma união em torno do projeto de proteção do meio ambiente.

Para o prefeito de Mutum, Teófilo Antônio Soares, o mais importante do encontro foi o entusiasmo de todos os participantes quanto ao andamento do comitê. “Indiferente dos nomes para compor o CBH, o mais importante é força de todos para retomada desse comitê. Os municípios do alto, médio e baixo rio Manhuaçu são diferentes, cada um com sua peculiaridades, por isso é preciso trabalhar de forma a atender a todos”, afirmou.

Muitas lideranças demonstraram-se insatisfeitos com a atual política do CBH. O grupo que tem participado ativamente busca um compromisso de trabalho em favor do crescimento do comitê durante os dois anos e não somente no período de eleição.   Antônio José - 11/11/07 - 14:15 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.