Esportes

Enxadrista de Luisburgo é destaque em torneio internacional

Com apenas 14 anos, a atleta desponta como uma das principais promessas do xadrez

LUISBURGO (MG) – Uma jovem enxadrista de Luisburgo, de 14 anos, conquistou dois títulos no Torneio Internacional de Catas Altas, encerrado neste domingo (16/08). Ela se sagrou campeã do torneio escolar e da categoria feminina do Caraça Chess Open, ambos disputados na modalidade mista, em que mulheres enfrentam os homens em condições de igualdade.

A trajetória começou em 2025, quando a atleta disputou pela primeira vez a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais e terminou na terceira colocação. Desde então, passou a treinar semanalmente com um professor de xadrez e a participar de torneios mistos na região e no Vale do Aço, somando medalhas e ganhando experiência para as competições seguintes.

No torneio de Catas Altas, a enxadrista buscou a oportunidade de abrir seu rating, índice que mede a força de jogo, diante de adversários do Brasil e do exterior. Ao longo da competição, disputou uma maratona de partidas: cinco rodadas no escolar, nove rodadas no blitz internacional, cinco rodadas no blitz amador classe B, um desafio às cegas e sete rodadas no Caraça Chess Open. Ao final, conquistou os troféus de campeã feminina no escolar e no Caraça Chess Open.

Com apenas 14 anos, a atleta desponta como uma das principais promessas do xadrez na região, com expectativa de mais oportunidades para seguir se desenvolvendo na modalidade.

Sobre o autor Carlos Henrique Cruz Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) e atualmente é diretor da Rádio Caparaó 107,5 FM. Antes, trabalhou como repórter na redação do jornal Tribuna do Leste e apresentador da Rádio Manhuaçu. Também é mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM, Advogado (Fadileste) e Administrador de Empresas (Intervale). Atua como assessor de imprensa e marketing. Ver mais conteúdos