Geral

Manhuaçuense lança relato sobre maternidade atípica na Bienal do Livro

No capítulo “Todos os tons de Gabriel (relato de experiência de uma mãe)”, no qual compartilha experiências vividas com o filho

MANHUAÇU (MG) – A manhuaçuense Neiliana Medeiros participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo com um relato sobre maternidade atípica, inclusão e os desafios enfrentados por famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neiliana é vice-presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM) e do Instituto Desportivo Atleta Campeão (IDAC). Na Bienal, ela participou do lançamento do livro “Entre o Diagnóstico e a Vida: circunstâncias não definem destinos”.

Na obra, a manhuaçuense assina o capítulo “Todos os tons de Gabriel (relato de experiência de uma mãe)”, no qual compartilha experiências vividas com o filho e aborda desafios e descobertas da maternidade no espectro autista.

ESPORTE E INCLUSÃO

Entre os pontos apresentados no relato está a trajetória de Gabriel no esporte. Ele é atleta de competição de taekwondo e representa a Escola Novo Tigre de Taekwondo, sob orientação do professor Maikron Barbosa.

A experiência esportiva é apresentada pela mãe como parte importante do desenvolvimento e da inclusão do filho, além de mostrar as possibilidades que podem ser construídas a partir do acolhimento e do acompanhamento adequado.

Para Neiliana, participar do lançamento na Bienal também foi uma oportunidade de compartilhar a trajetória da família com outras pessoas.

“Estar presente na Bienal foi um momento maravilhoso. Poder escrever sobre a trajetória de superação do meu filho até aqui me deixa muito feliz. É a oportunidade de mostrar que, quando queremos e podemos fazer a diferença na vida dos nossos filhos, nós conseguimos”, afirmou.

Além de registrar a história de Gabriel, a participação de Neiliana amplia o debate sobre neurodiversidade e dá visibilidade às experiências de famílias atípicas. O relato busca contribuir para o acolhimento de outras famílias e para a conscientização sobre inclusão e respeito às pessoas autistas.

Sobre o autor Jailton Pereira Repórter no Portal Caparaó e na Rádio Caparaó 107,5 FM. Trabalhou como assessor de imprensa em várias empresas e organizações. Foi repórter na redação do jornal Tribuna do Leste e na Rádio Manhuaçu. Atua como correspondente de veículos de comunicação de várias regiões. Ver mais conteúdos